sexta-feira, 22 de julho de 2011

Orçamento - 1ª Parte

A melhor maneira de organizar um orçamento é primeiramente colocar a mão no bolso e ver o quanto você tem para gastar. Se você tem mil reais, não pode fazer uma viagem de dois mil, mas também se você vai fazer uma viagem de dois mil incluso aéreo, hospedagem e alimentação, pelo menos o aéreo é algo que você pode comprar parceladamente, então a viagem de dois mil, volta a ser viável.





Pesquise bastante, acesse sites de relacionamentos, converse com outras pessoas que já estiveram lá e já viveram a mesma experiência, fizeram o mesmo roteiro, pegaram os mesmos transportes, se hospedaram nos mesmos albergues, desbrave a internet.





No caso da minha eurotrip2011, de acordo com pesquisas e conversas com outros mochileiros, o custo médio diário para permanecer na Espanha e Itália por 15 dias será de 80 euros/dia, isto está incluso hospedagem (albergues)+alimentação+transp. interno (metrô, trem, ônibus), a minha eu arredondei para 100, imaginei em sair a noite pelo menos uma noite em cada cidade.



Muita gente me perguntou, porque não Paris ou Londres ou mesmo os dois. Simplesmente porque são as cidades mais caras da Europa para o turista, tudo é muito caro e não adianta você pisar em Paris e ficar se prendendo devido aos custos.



Depois que você tiver em mente o quanto pode gastar, hora de comprar as passagens, tire férias o mês inteiro, as passagens oscilam muito de um dia para outro com descontos de até 40%, pesquise em sites de compras, como o http://www.decolar.com/ e o http://www.edreamsviagens.com.br/, mas também pesquise no site das empresas aéreas, use estes mais como parâmetros, tenha muita atenção com o e-dreams, ele é um site de passagens mais baratas (low cost) , porém ele só vende as passagens, as bagagens, o seguro e até o uso do cartão de crédito, são itens adicionáveis durante a compra.



Existem algumas empresas novas, internacionais, com descontos promocionais que estão entrando disputando o mercado brasileiro de aviação, http://www.avianca.com.br/ (colombiana) e http://www.iberia.com.br/ (espanhola), com voos para EUA e Europa, saindo de Recife ou de Natal, e não se preocupem não cai. Conexões para mim não é problema, lógico, que cansa muito e é muito chato ficar pulando de um aeroporto para outro, más para fazer uma economia de 500,00 reais para mim vale a pena.



Como este tópico está ficando grande demais, no próximo eu falo sobre hospedagens e alimentação.












segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTOU PRONTA!

Este ano estou pronta, depois de viajar por alguns países da América do Sul, ir para a hoje popular Miami e Orlando, praticar meu inglês tupiniquim, me sinto preparada para atravessar o Atlântico. Com aquele velho orçamento apertado, depois de conversar com muitas pessoas e ler muitos conselhos e experiências dos mochileiros (www.mochileiros.com), coloquei no papel dois países da Europa que sempre sonhei em conhecer, ESPANHA E ITÁLIA. Esses dois países não foram escolhidos ao acaso, eles simplesmente se adequaram ao meu orçamento e a minha disponibilidade de tempo. O importante nessas viagens é pesquisar ao máximo, exaustivamente para tentar minimizar os erros e ter plena consciência que mesmo assim eles irão acontecer. Embarco dia 11/09 e retorno dia 27/09, com um vôo ótimo, direto de Recife par Madri, dia e volta. Tive a sorte de conseguir uma companheira de viagem que aceitou minhas idéias e não se incomoda de andar de transporte público e se hospedar em albergues, aliás, isso é muito importante, se seu companheiro de viagem é muito diferente de você, concordar com lugares a visitar, ponderar algumas saídas noturnas e gastos serão problemas. Retornando ao assunto, as cidades visitadas serão Madri, Barcelona, Ibiza, Milão, Veneza, Florença, Roma e Vaticano em 17 dias, logicamente minha vontade seria desbravar a Europa em um mês, mas o custo seria muito alto para meu bolso de cartorária e eu teria que passar correndo por algumas cidades que gostaria de passar mais tempo, essa parte da viagem é importante, a meu ver é melhor conhecer o mundo aos poucos do que passar por ele correndo e não parar para apreciar suas belezas. No próximo post irei comentar como organizar um orçamento se adequando aos lugares a visitar.




sexta-feira, 15 de julho de 2011

VOLTEI!!

Depois de quase dois anos com um pouco de falta de tempo e muita preguisa, voltei a escrever no blog. A viagem de 2009 para o Peru e para a Bolívia se perdeu no frio peruano e na falta de contato com a internet, porém foi simplemente fantástica, irei postar algumas fotos só para recordar. Em 2010 fiz uma viagem incrivelmente diferente de tudo que já havia feito, quem pensa que vou falar de algo inimaginável, irei falar apenas do feitiço chamado "Michey Mouse". Ano passado fui conhecer o sempre novo mundo de Walt Disney na companhia de meus primos, Cléa e Ronnie e por outro lado conheci o fabuloso mundo do consumo e do cartão de crédito desenfreado, terminei de pagar as contas esse ano, mas foi incrível também. Para 2011 tenho algo novo e velho, uma nova viagem para o velho mundo, dela irei falar no próximo post.