Olá pessoal
O grande dilema de qualquer viagem é o tópico desta postagem. Muitos falam com desdém quando se referem a albergues, mas também o mesmo desdém é encontrado quando quem frequenta albergues fala em se hospedar em hotel. Eu já digo, a melhor hospedagem é que possa unir localização+segurança+limpeza+preço, escolha o melhor para você sempre.
Nessa viagem eu procurei unir os dois, pesquisei principalmente localização, proximidade com o metrô e com as atrações turísticas. Atualmente os hotéis estão trabalhando com pacotes e preços melhores para atingir a crescente classe média baixa, então uma boa quantidade de hotéis que reservei tinham um custo-benefício melhor do que alguns albergues pesquisados.
Analise o fator transfer (shuttler), a maioria dos aeroportos são afastados dos centros da cidade, então há um custo relativamente alto no transfer aeroporto-hotel-aeroporto, porém alguns hotéis oferecem esse serviço gratuitamente.
Veja também a vizinhança que você vai se hospedar, as vezes você terá que optar entre sair ao dia ou sair a noite, mas nem sempre você terá uma boa localização para os dois. Os grandes centros turísticos geralmente são antigos e pouco habitados, como nossa cidade alta em Natal, você estará bem próximo dos melhores points turísticos durante o dia, mas a noite não se recomenda caminhar por suas ruelas.
Para sair a noite para a balada pesquise antes lugares para sair, mas sempre se informe na recepção do albergue, diga suas preferências por estilos que os atendentes sempre são bem informados.
Nunca saia do albergue sem seu passaporte, o endereço deste e dinheiro para pegar um táxi, se você se perde de seu grupo já sabe como voltar, assim como é prudente você falar, nem que sejam poucas palavras do idioma local, ou mesmo o inglês. Opte sempre por um táxi a noite, é mais seguro, se quiser economizar essa não é a hora.
Vou falar agora o que todos já sabem, mas não custa nada lembrar, CUIDADO COM ESTRANHOS. Ninguém vai se trancar numa redoma e não conhecer ninguém, claro que não, uma das melhores coisas de uma viagem é fazer amigos, mas sempre tenha muito cuidado, procure não sair sozinha com ele ou ela e também cuidado com a bebida na balada, não dê número de quarto e no máximo diga onde se hospedou ou responda evasivamente, tipo: " Não me lembro" e mude de assunto.
Parece bobagem mas lembre-se, agora você é o gringo, e quando um estrangeiro chega em nossas terras tem sempre um brasileiro esperto para passar a perna, FIQUE ESPERTA. Se for assaltada ou perder o passaporte, leve sempre na viagem o endereço das embaixadas, você só consegue embarcar de volta com permissão deles.