quarta-feira, 9 de outubro de 2013

1º DIA - EMBARQUE

Chegou o grande dia, hora de tirar o checklist (aplicativo para smartphone "Trip Planner") do celular e começar a organizar a mochila. Nesse momento, depois que falei a palavra "mochila" muitas pessoas devem estar imaginando: " Como passar 16 dias na Europa com uma mochila? ".
Para os homens estes questionamentos são resolvíveis, para as mulheres é motivo para passarem noites sem dormir imaginando como não levar todos os sapatos? Como não levar várias combinações de roupas? Como esperar, as vezes, uma vida inteira, para conhecer o lugar mais lindo do mundo e repetir a roupa? Como não levar chapinha e ou secador? Acredite, tudo isso é possível, basta ter imaginação e bom senso.



Antes de sair colocando tudo na mochila descontroladamente, tenha em mente que tudo não caberá, então filtre as roupas, não precisa ser nenhum expert para saber que as cores preto e branco são cores chave e nem que assessórios como lenços, cachecóis e echarpe,  podem fazer uma grande diferença em roupas básicas. Como você viajará com um tênis, para 16 dias você não precisara de outro, procure evitar chuvas e poças para não molhá-lo ou sujá-lo. Como viajo no outono vou pegar um certo friozinho, então não adianta levar sandália se eu não irei usá-la, coloque uma bota (de preferência cano curto) e se sair a noite, use-a. Sua rasteirinha para tomar banho é fundamental, os banheiros geralmente são muito limpos, mas tomar banho descalço são para os fortes, não é meu caso.
Resolvido o problema dos calçados passaremos para as calças, já que você vai com uma, leve mais duas ou três (se não for levar shorts), uma escura para alguma balada eventual. Para as blusas, é hora daquele bom senso falado anteriormente. Se você vai passar por cidades com temperaturas variando entre 12º e 17º não morrerá de frio, então coloque algumas camisas com manga e outras sem manga, já que você também usará um casaco o tempo todo. Agora é a vez dos casacos, lembre-se que você vai de mochila e não caberá todo o seu guarda-roupa nela, então com os casacos, leve no máximo cinco e coloque apenas quatro na mochila, o outro ira contigo e com a bagagem de mão. O secador e a prancha, esqueça, faça uma escova de um mês e compre um secador pequeno para viagens, se não quiser comprar não tem problema, com a escova seu cabelo ficará lisinho por um mês e venhamos e convenhamos cabelo é a última coisa que você vai lembrar numa viagem dessas.
Agora vamos as miudezas, consiga uma frasqueira pequena para colocar suas bijus e seus remédios, sim! remédios, para dor de cabeça, garganta, alergia, dores em geral e ressaca, previna-se, tudo em outro país é mais difícil. Os seus utensílios de limpeza, coloque em uma bolça para eles, o que não couber você pode espalha-los pela mochila, lembre-se de comprar produtos pequenos, que não pesem e nem ocupem muito espaço, certifique-se que sua mochila tem capa, no outono chove muito nos países europeus. Pronto! espaços principais preenchidos, preencha os bolsos com o que não couber e pode fechar. A bagagem de mão é a parte mais fácil, nela você colocara seus vouchers e documentos em geral, o notebook, carregador, adaptador universal, máquina fotográfica, cadeados e lógico, dinheiro, muitas pessoas colocam uma muda de roupa, o que é prudente.
Minha mochila tem 63 litros, o ideal para minha altura (1,58 m) e força, mochilas muito grandes quando cheias se tornam muito pesadas, esta quando cheia pesa no máximo 18 kg, e mochilas muito pequenas podem não caber tudo que você quer levar, então optei por uma dessa litragem, cheia de bolsos e uma divisória entre a parte de baixo e a de cima. Tudo pronto, vôo confirmado, hora de embarcar, para as pessoas com medo de viajar sozinhas, com a quantidade de informações que temos hoje, através da internet, só fica em casa quem quer, me recordo de uma frase que uso até hoje em algumas postagens e que me ajuda muito quando bate o medo do desconhecido.

" O mundo é do tamanho da sua coragem"



BON VOYAGE