A melhor maneira de organizar um orçamento é primeiramente colocar a mão no bolso e ver o quanto você tem para gastar. Se você tem mil reais, não pode fazer uma viagem de dois mil, mas também se você vai fazer uma viagem de dois mil incluso aéreo, hospedagem e alimentação, pelo menos o aéreo é algo que você pode comprar parceladamente, então a viagem de dois mil, volta a ser viável.
Pesquise bastante, acesse sites de relacionamentos, converse com outras pessoas que já estiveram lá e já viveram a mesma experiência, fizeram o mesmo roteiro, pegaram os mesmos transportes, se hospedaram nos mesmos albergues, desbrave a internet.
No caso da minha eurotrip2011, de acordo com pesquisas e conversas com outros mochileiros, o custo médio diário para permanecer na Espanha e Itália por 15 dias será de 80 euros/dia, isto está incluso hospedagem (albergues)+alimentação+transp. interno (metrô, trem, ônibus), a minha eu arredondei para 100, imaginei em sair a noite pelo menos uma noite em cada cidade.
Muita gente me perguntou, porque não Paris ou Londres ou mesmo os dois. Simplesmente porque são as cidades mais caras da Europa para o turista, tudo é muito caro e não adianta você pisar em Paris e ficar se prendendo devido aos custos.
Depois que você tiver em mente o quanto pode gastar, hora de comprar as passagens, tire férias o mês inteiro, as passagens oscilam muito de um dia para outro com descontos de até 40%, pesquise em sites de compras, como o http://www.decolar.com/ e o http://www.edreamsviagens.com.br/, mas também pesquise no site das empresas aéreas, use estes mais como parâmetros, tenha muita atenção com o e-dreams, ele é um site de passagens mais baratas (low cost) , porém ele só vende as passagens, as bagagens, o seguro e até o uso do cartão de crédito, são itens adicionáveis durante a compra.
Existem algumas empresas novas, internacionais, com descontos promocionais que estão entrando disputando o mercado brasileiro de aviação, http://www.avianca.com.br/ (colombiana) e http://www.iberia.com.br/ (espanhola), com voos para EUA e Europa, saindo de Recife ou de Natal, e não se preocupem não cai. Conexões para mim não é problema, lógico, que cansa muito e é muito chato ficar pulando de um aeroporto para outro, más para fazer uma economia de 500,00 reais para mim vale a pena.
Como este tópico está ficando grande demais, no próximo eu falo sobre hospedagens e alimentação.